Uma vez que é um veículo barato, versátil e amigo do ambiente, a bicicleta é um meio de transporte ideal para curtas distâncias, desempenhando por isso um papel importante na sociedade atual.

No entanto, para distâncias mais longas esta pode causar cansaço ao utilizador. De forma a resolver este problema, começaram a ser desenvolvidas bicicletas elétricas para que se possam percorrer maiores distâncias com um menor esforço, alargando assim a utilidade da bicicleta.

As bicicletas elétricas podem ser compostas por diversos constituintes, contudo três são essenciais, o motor elétrico que permite auxiliar o utilizador na tração da bicicleta quando solicitado, as baterias que fornecem a energia elétrica para alimentação do motor elétrico, e o controlador do motor.

Com isto em mente, o Grupo de Eletrónica de Potência e Energia (GEPE) da Universidade do Minho tem apostado no estudo e desenvolvimento de soluções na área da mobilidade elétrica, onde se insere a bicicleta elétrica.

A BeUM (Bicicleta elétrica da Universidade do Minho) apresenta-se, como uma solução de transporte ecológica, para médias e longas distâncias. O desenvolvimento e conceção de todos os circuitos eletrónicos que constituem a bicicleta foram realizados no GEPE, visando aplicar o know-how adquirido em projetos anteriores, ao desenvolvimento de bicicletas elétricas inovadoras.

A BeUM utiliza como meio de propulsão auxiliar um motor BLDC (Brushless Direct Current), aplicado na roda traseira. Este motor auxilia o utilizador com três modos de ajuda na tração, diminuindo assim a força muscular exercida e consequentemente o cansaço. A bateria de iões de lítio polímero, integrada no quadro, assegura uma autonomia máxima de 60 km (dependendo do modo de ajuda, da topografia do terreno e do utilizador).



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