Os veículos com sistemas de propulsão elétrica têm cada vez mais um papel importante, uma vez que existe a necessidade de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, bem como a dependência do petróleo. Neste sentido o GEPE está a desenvolver sistemas de eletrónica de potência para veículos elétricos, desde toda a eletrónica que aciona o motor elétrico até aos sistemas de carregamento de baterias inteligentes, com o intuito final de desenvolver kits de conversão de veículos com motor de combustão interna em veículos elétricos.
A instalação do motor elétrico no carro está a ser feita em duas etapas. Numa primeira etapa o motor elétrico está ligado à caixa de velocidades através da embraiagem. Na segunda etapa o motor elétrico vai ser ligado diretamente à caixa de velocidades, funcionando esta como caixa redutora. Para o armazenamento de energia o CEPIUM utiliza baterias de gel/chumbo. De forma a garantir que o peso por eixo não ultrapasse o permitido pelo fabricante do veículo as baterias estão distribuídas em duas zonas do carro. Uma parte das baterias está colocada no local anteriormente ocupado pelo motor de combustão interna, e outra parte no espaço ocupado outrora pelo depósito de gasolina. O pack de baterias do CEPIUM tem uma capacidade de 9,5kWh, sendo esperado que tenha uma autonomia para a viagem de ida e volta entre os campus de Braga e Guimarães da Universidade do Minho. De forma a testar todos os sistemas desenvolvidos para o CEPIUM, paralelamente foi desenvolvido um sistema de controlo, aquisição de binário e velocidade de rotação para efetuar ensaios de máquinas elétricas rotativas. Este sistema está integrado numa bancada que utiliza um freio eletromagnético como carga mecânica. O CEPIUM está a ser usado como plataforma de teste dos sistemas de controlo do powertrain e de carregamento inteligente que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto MOBI-MPP, do Programa MIT Portugal.
No âmbito do projeto "MOBI-MPP Assessment and Development of Integrated Systems for Electric Vehicles", o GEPE foi responsável pela tarefa Smart Grids. Assim, foi desenvolvido e testado um sistema de carregamento de baterias para veículos elétricos plug-in que tem como objetivo responder às necessidades atuais e futuras destes veículos, sem descurar a interface como a rede elétrica, principalemnte tendo em conta os problemas de Qualidade da Energia Elétrica.
Além da operação como sistema de carregamento de baterias, o mesmo permite devolver à rede elétrica parte da energia armazenada nas baterias, contribuindo, desta forma, para a profileração das Smart Grids.
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