Importância da Monitorização de QEE

Os Monitorizadores de QEE são equipamentos utilizados para a análise de problemas que possam existir/surgir na rede elétrica. Quando ocorre qualquer alteração significativa nas formas de onda das tensões e correntes, os Monitorizadores detetam e registam as características desses problemas, possibilitando numa análise posterior determinar a causa dos mesmos. A caracterização dos problemas é feita segundo, por exemplo, a norma NP EN 50160. Esta norma define as características da tensão fornecida pelas redes de distribuição pública de energia elétrica em baixa-tensão e média-tensão.

Os Monitorizadores podem ser utilizados para otimização de perfis de consumo, manutenção preventiva, bem como para recolha de dados para dimensionamento de soluções de mitigação de problemas de QEE.

Embora existam vários modelos de Monitorizadores de QEE disponíveis no mercado, os mais complexos ainda apresentam custos demasiado elevados e interfaces com o utilizador pouco intuitivas. Existem vários fabricantes que têm desenvolvido e colocado no mercado vários Monitorizadores, tais como as marcas: Fluke, Schneider, Dranetz, entre outras.

Monitorizadores desenvolvidos pelo GEPE

O Grupo de Eletrónica de Potência e Energia tem desenvolvido na última década equipamentos de monitorização de baixo custo. O primeiro protótipo foi desenvolvido em 2003 e utilizava um computador pessoal comum em conjunto com uma placa de aquisição de dados conectada ao barramento PCI. O software de desenvolvimento utilizado foi o LabView, sendo utilizado para fazer todo o processamento e interface gráfica com o utilizador. Devido às suas dimensões e peso, ainda não era considerado um equipamento portátil.


Primeiro protótipo de um Monitorizador de QEE desenvolvido no GEPE.

O protótipo posterior foi desenvolvido em 2008 no âmbito do projeto SINUS. Como se pode observar na figura, relativamente à versão desenvolvida anteriormente foram reduzidas as dimensões de todo o hardware e o consumo energético, com o intuito do mesmo ser colocado numa mala portátil. Foi também desenvolvida uma variante de um Monitorizador de QEE para embutir num Filtro Ativo de Potência do tipo Paralelo. A nível de software foram melhoradas algumas funcionalidades, tendo-se optado por manter toda a arquitetura de software.


Monitorizadores desenvolvidos no projeto SINUS: (esquerda) Monitorizador portátil; (direita) Monitorizador a embutir num Filtro Ativo de Potência.

Atualmente encontra-se em desenvolvimento uma nova versão de um Monitorizador de QEE compacto e de baixo custo, tendo sido utilizado apenas software gratuito, não sendo por isso necessária a aquisição de licenças de utilização. Neste Monitorizador não é utilizada a placa de aquisição de dados que habitualmente se utilizava nas versões anteriores, pois o circuito de aquisição de dados foi desenvolvido de raiz. Para a interface entre o utilizador e o Monitorizador foi utilizado um ecrã táctil de 10 polegadas.


Monitorizador de QEE em desenvolvimento.



Conteúdos Disponibilizados sob Licença:
Licença Creative Commons
2013 GEPE