A disseminação em larga escala de cargas não-lineares em tempos recentes tornou trivial a sua presença e o seu uso pela generalidade dos consumidores industriais e domésticos. Isto, aliado ao facto deste tipo de cargas consumir correntes distorcidas que provocam efeitos nocivos na Qualidade da Energia do sistema elétrico, traduz-se em elevadas perdas, energéticas e monetárias, para todos os intervenientes no sistema de distribuição de energia elétrica. É estimado que problemas relacionados com a Qualidade da Energia Elétrica custem à indústria e ao comércio da União Europeia mais do que € 150 mil milhões por ano.

Estas cargas também provocam alterações na forma de onda da tensão, pois os harmónicos de corrente provocam quedas de tensão com conteúdo harmónico, quando atravessam a impedância de linha, o que consequentemente altera a forma de onda da tensão medida aos terminais da carga.

Felizmente existem formas de lidar com estes problemas de Qualidade da Energia Elétrica. Os Filtros Ativos de Potência Série são um dos meios mais interessantes para mitigar os efeitos dos harmónicos de tensão, gerando tensões compensação que uma vez inseridas na rede elétrica, anulam o conteúdo harmónico da tensão da carga, garantindo que a tensão aos terminais da carga tenha uma forma de onda próxima de uma sinusoide.

O Grupo de Eletrónica de Potência e Energia (GEPE) tem estado atento à evolução deste tipo de soluções, e ao longo dos anos tem vindo a desenvolver projetos de modo a experimentar diferentes opções de topologias e teorias de controlo, para este tipo de equipamentos. Conjuntamente com os projetos foi produzida literatura diversa (artigos e dissertações de mestrado) que documenta e complementa a abordagem prática.



Conteúdos Disponibilizados sob Licença:
Licença Creative Commons
2013 GEPE