Projetos em que o GEPE participa

1. ECORAIL - Energia Regenerativa em Comboios
Referência: AAC n.º 21/SI/2008 - 5313
Instituições Participantes: EFACEC (Instituição Proponente); Universidade do Minho e Metro do Porto.
Entidade Financiadora: QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).
Duração do Projeto: Maio 2009 a Dezembro 2010
Resumo: A crescente preocupação com a redução do consumo de energia e o facto de, nos custos de operação de uma infraestrutura ferroviária elétrica, uma das parcelas mais importantes ter a ver com o custo da energia, faz com que o tema da frenagem regenerativa seja hoje da maior importância. A empresa EFACEC apresenta uma candidatura a um projeto para regeneração de energia em Redes de Metro, propondo o estudo e desenvolvimento de duas soluções: o armazenamento da energia regenerada em baterias ou supercondensadores localizados nas subestações; a injeção da energia regenerada na rede elétrica de média tensão de corrente alternada. Este projeto contará com a colaboração da empresa Metro do Porto, cuja rede elétrica será inicialmente alvo de estudos em termos do seu comportamento energético, e onde posteriormente serão instaladas as soluções a ser desenvolvidas, que serão validadas e avaliadas em relação aos ganhos de eficiência energética e de viabilidade económica. A Universidade do Minho participará no projeto desempenhando funções na realização de estudos e de simulações, bem como na recolha e análise de dados.


2. UPQC-IM-REI – Condicionador Unificado para Qualidade da Energia com Monitorização Integrada e Interface para Energias Renováveis
Referência: PTDC/EEA-EEL/104569/2008
Instituições Participantes: Universidade do Minho
Entidade Financiadora: FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
Duração do Projeto: Abril de 2011 a março de 2013
Resumo: Este projecto trata do desenvolvimento de um UPQC (Unified Power Quality Conditioner) para compensação de problemas de tensão e de corrente nos sistemas eléctricos, com aspectos inovadores, que consistem em: utilizar o UPQC como interface optimizada entre fontes de energia renovável ou sistemas de cogeração com a rede eléctrica; combinar o UPQC com elementos armazenadores de energia, permitindo garantir o funcionamento ininterrupto de uma instalação ou conjunto de cargas consideradas prioritárias; integrar um equipamento supervisor, que realizará a monitorização da qualidade e dos consumos de energia, e que actuará sobre os parâmetros de operação do UPQC, permitindo alterar o seu regime de funcionamento, optimizando dinamicamente o seu desempenho.


3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas Integrados para Veículos Eléctricos
Referência: MIT-Pt/EDAM-SMS/0030/2008
Instituições Participantes: Universidade do Minho (Instituição Proponente); Instituto Superior Técnico e Universidade do Porto.
Entidade Financiadora: FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
Duração do Projeto: 2009 a 2011
Resumo: Este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de veículos sustentáveis como parte de uma estratégia de desenvolvimento de novos paradigmas de mobilidade. Assim, esta candidatura inclui projectos distintos baseados em parcerias específicas entre empresas industriais e centros tecnológicos de investigação. O programa de trabalho está dividido nas seguintes 8 tarefas: 1 - Modelação do sistema de gestão de energia; 2 - Implementação laboratorial do sistema de gestão de energia; 3 - Implementação num protótipo; 4 - “Hibridização” do veículo eléctrico; 5 - Projecto da unida de motor-in-wheel; 6 - Compósitos sustentáveis; 7 - Redes eléctricas inteligentes; 8 - Conceitos de projecto flexível e análise de sustentabilidade.


4. MobiCar - Concepção, desenvolvimento, teste e demonstração de soluções de mobilidade sustentável (PPS 4: MOBICarPower – Desenvolvimento de arquiteturas de powertrains para sistemas elétricos)
Referência: AAC n.º 36/SI/2009 - 13844
Instituições Participantes: VN Automóveis, S.A (Instituição Proponente); Universidade do Minho; CABELAUTO - Cabos Automóveis, S.A.; CEIIA; EFACEC Sistemas de Electrónica S.A.; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Instituto Superior Técnico e Universidade do Porto.
Entidade Financiadora: QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013).
Duração do Projeto: Novembro 2011 a Dezembro 2013
Resumo: O projeto MobiCar é uma iniciativa do PCT das Indústrias da Mobilidade em colaboração com os PCT das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE) e da Energia, enquadrado no Programa para a Mobilidade Elétrica (Mobi.E) e aborda a conceção, desenvolvimento, teste e demonstração dos principais módulos que incorporam os novos requisitos da mobilidade (assentos, exteriores, interiores e motorizações) e de sistemas de energia e informação com aplicação a diferentes plataformas para ambientes de mobilidade elétrica (citadinos, passageiros, entre outras aplicações).



Projetos em que o GEPE participou

1. Industrialização de Filtros Activos de Potência do Tipo Paralelo do Projecto SINUS pela EFACEC
Instituições Participantes: Universidade do Minho e EFACEC.
Entidade Financiadora: EFACEC CAPITAL, SGPS S.A.
Duração do Projeto: Outubro de 2008 a junho de 2009.
Resumo: Este projeto visa a industrialização de equipamentos desenvolvidos pelo Projeto SINUS por parte da empresa EFACEC. A Universidade do Minho trabalhará em conjunto com a EFACEC nesse trabalho de industrialização. Os seguintes equipamentos são alvo do projeto: Filtro Ativo de Potência do tipo Paralelo para Sistemas Monofásicos; Filtro Ativo de Potência do tipo Paralelo para Sistemas Trifásicos a 4 Fios. No âmbito deste projeto serão ainda desenvolvidos Sistemas de Monitorização de Qualidade da Energia para serem utilizados na demonstração dos Filtros Ativos.


2. SINUS – Tecnologia para Compensação Dinâmica de Harmónicos, Factor de Potência e Desequilíbrios
Referência: DEMTEC/020/1/03
Instituições Participantes: Universidade do Minho (Instituição Proponente).
Entidade Financiadora: Agência de Inovação (ADI).
Duração do Projeto: Fevereiro de 2005 a abril de 2008.
Resumo: O Projeto SINUS tratou do desenvolvimento de protótipos de equipamentos demonstrados em funcionamento em 4 diferentes instalações (uma Indústria Têxtil, uma Indústria Farmacêutica, um Hospital e uma Universidade). Os equipamentos têm a função de monitorizar os consumos e a Qualidade da Energia Elétrica, de compensar os harmónicos e os desequilíbrios de corrente, bem como de corrigir o fator de potência. Numa das instalações o equipamento funciona simultaneamente como interface de fontes de energia renovável com a rede elétrica. O Projeto teve como Entidade Promotora a Universidade do Minho, e apresentou as seguintes Entidades Demonstradoras, onde os equipamentos foram demonstrados em funcionamento: Universidade do Minho; Lameirinho – Indústria Têxtil, S.A.; Alliance Healthcare, S.A.; Hospital Pedro Hispano (Unidade Local de Saúde de Matosinhos).


3. Desenvolvimento de Interfaces para Fontes de Energia Renovável
Referência: POCTI/ESE/48242/2002
Instituições Participantes: Universidade do Minho (Instituição Proponente).
Entidade Financiadora: FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
Duração do Projeto: Abril de 2004 a março de 2008.
Resumo: Este projeto lidou com o desenvolvimento de soluções para otimização da interface de fontes de energia renovável não poluentes, nomeadamente painéis solares fotovoltaicos, com a rede elétrica de baixa tensão. Dessa forma, simultaneamente com a injeção de energia, no ponto de máxima potência, propõe-se a compensação do fator de potência, dos harmónicos e dos desequilíbrios de corrente da carga.


4. Desenvolvimento de Filtros Activos para a Melhoria da Qualidade da Energia Eléctrica
Referência: POCTI/ESE/41170/2001
Instituições Participantes: Universidade do Minho (Instituição Proponente).
Entidade Financiadora: FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
Duração do Projeto: Maio de 2002 a outubro de 2006.
Resumo: Este projeto tratou do desenvolvimento de soluções para Qualidade da Energia Elétrica, nomeadamente: equipamento para Monitorização da Qualidade da Energia, Filtro Ativo Paralelo Trifásico, Filtro Ativo Paralelo Monofásico, Sistemas de controlo para Filtro Ativo Série.


5. Desenvolvimento de Equipamentos para a Melhoria da Qualidade da Energia Eléctrica
Entidade Financiadora: Centro Algoritmi da Universidade do Minho.
Duração do Projeto: 2001 a 2002.
Resumo: Este projeto teve como objetivo o início do desenvolvimento de diferentes tipos de equipamentos para a melhoria da Qualidade da Energia Elétrica fornecida tanto a consumidores industriais, como comerciais e residenciais.



Conteúdos Disponibilizados sob Licença:
Licença Creative Commons
2013 GEPE